quinta-feira, 31 de março de 2011

Espaço do Samba - Jairo Braulio

Por: Ruy Tecnocrata
JAIRO BRAULIO

“...... firma o batuque menino que isso é samba de roda, isso não é novidade, na Bahia é moda......” e “... caramba Eu não quero bagunça no samba...”, na história dos Bambas do samba de Nova Iguaçu, podemos dizer que JAIRO BRAULIO DE OLIVEIRA, mais conhecido como Jairo Braulio é um outro representante da música iguaçuana, um verdadeiro menestrel do samba de roda, como Cantor e Compositor. Sua vida de sambista participativa começou como compositor de músicas para os saudosos blocos carnavalescos, BC Bafo da Cobra e BC Xuxu, alegria do povão nas ruas de Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro nos anos 60. Ingressou na Ala de Compositores do então BC Leão de Iguaçu, hoje GRES Leão de Nova Iguaçu, onde foi campeão com os Sambas Enredo:“E Eles Vieram de Além Mar”(JairoBraulio/MarioCarabina/Claudinho)/“Canto, Encantos e Recantos da Bahia”(c/M.Carabina/Claudinho)/”Oba Oba Ziriquidum Skindo”/ “O Que É Que A Baixada Tem”(c/M.Carabina/Claudinho/JorgeDoCavaco)/”Quem Te Viu Quem TV”/(c/M.Carabina/Claudinho/A.Magrinho),como puxador oficial destes Sambas Enredos colaborou na passagem da GRES Leão de Nova Iguaçu(1991) para o Grupo Especial (este último homenagem a escritora Janete Clair). Foi integrante da Ala de compositores das Escolas de Samba: GRES Unidos da Ponte e GRES Mocidade Independente de Padre Miguel. Participou de inúmeros projetos musicais: “Embaixada do Samba” (produção: Tuninho Galande/ PrêmioFIAT/1991),com as músicas:"Doce Olhar"(cMarioCarabina/LaísAmaral), "Firma o Batuque"(c/M.Carabina) e "Velhos Tempos" (c/Romildo/LuisGrande); “Seis e Meia”(Teatro João Caetano/1991,idealização/direção: Albino Pinheiro); “Puxando Conversa”(programa jornalístico, participantes: Walter Filé, M.Carabina, Claudinho e AdilsonMagrinho); “Sombra da Terra (SESC – com a presença de Noca da Portela); “Sergio Fonseca Convida”(2004); “Homenagem ao Compositor João do Vale” pela Secretaria de Educação de Nova Iguaçu, onde teve a honra de cantar a música inédita: Avisa A Minha Nêga (Eduardo Bentes) que veio a ser gravada posteriormente no CD Carcarás da Baixada. Figura carimbada em alguns meios de comunicação escrita Jornal Teia (1983) na coluna “Samba e Opinião” e Jornal O Dia (20/8/89) na coluna “O Doce Olhar de Dois Compositores Inéditos”. Com o Grupo Pirraça cantando: músicas- Firma o Batuque e Caramba (J.Braulio/Paulão), apresentou-se no Museu da Imagem e do Som/1991). O Cantor Jairo Braulio como vocalista participou de alguns Grupos de Samba: Sambalaço Show, Lá Vem Samba, Nova Safra e Fino do Samba, neste tinha como música de trabalho(inspirada numa situação de quadra de um parceiro):Vacilação (J.Bráulio/M.Carabina)”...compadre chegou no pagode doidão e batido, deixou a comadre na mesa e subiu pra cantar...”; participa no CD SAMBAIXADA(produção de Décio do Cavaco) com as músicas: Saudades de Mim (Romildo) e Vou Morar na Roça(J.Braulio); atualmente está cantando com seu grupo de parceiros: Dande do Cavaco, Rodrigão, Bagagem, Chico do Surdo, Alexandre Sabiá (nas noites de sextas-feira na Pizzaria Só na Massa) divulgando suas músicas, dividindo o palco com os amigos que o prestigiam e cantando as pérolas do samba brasileiro e da MPB . Grandes saudades de Tio Chico, Biraquininho, Dedé da Portela, Romildo, Miltinho e tantos outros. Aos parceiros de luta no samba: Mario Carabina, Cantuário, Roberto Professor, Menilson, Claudinho, Joel do Cavaco, Adilson Magrinho, Neguinho da Beija Flor, muito obrigado e aos tantos outros estamos aí! Agradeço a Turma do BC Bafo da Cobra, BC Unidos pelo Chifre, ao Bar Bunda de Fora, Momentos Bar, Pizzaria Só na Massa, Hugo Bispo(Cd Tamos Juntos), e tantos outros. Gostaria de deixar registrado o seguinte: fazer parte de painéîs fotográficos com textos explicativos, onde os mesmos tentam sensibilizar a sociedade e gerar motivação constante no processo afirmativo do negro, focalizando-o como personagem fundamental para a compreensão da história sócio cultural do município de Nova Iguaçu (texto adaptado a partir do prospecto “Ilustres & Anônimos”), é lembrar de:“Uma Tarde Iguaçuana”(Pinga/J.Braulio) “...como foi bacana nossa tarde iguaçuana, cantei com Só Miúdo, curti o fino do samba; Lá Vem Samba conjunto empolgado prá caramba, está provado que aqui na baixada só tem gente bamba...” Fazer parte do acervo vivo da Cultura Negra Musical de Nova Iguaçu, assim comoPINGA, é que me traz a certeza de que contribuí para o estudo comportamental do negro na cultura da sociedade iguaçuana e brasileira.

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